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O comercial de rádio é muitas vezes negligenciado por empresas que tentam vender seus produtos ou serviços, tanto local quanto globalmente. O motivo: um comercial de rádio é considerado caro e difícil de produzir. Isso simplesmente não é verdade. Na verdade, a publicidade no rádio pode custar menos do que para colocar anúncios impressos em jornais e revistas. E ao contrário dos anúncios impressos, que podem levar meses para chegar ao estágio de produção, um comercial de rádio pode ser feito em menos de um dia, e estar no ar imediatamente. Além disso, a publicidade de rádio lhe dá uma oportunidade impressionante de alcançar milhares de clientes em potencial. E permite que você deixe sua criatividade correr solta.

Considere o seguinte:

Seu comercial pode ser definido em qualquer período de tempo; o passado, futuro ou presente
Você pode definir a cena na África, no Ártico, rússia ou nos desertos da Arábia Saudita
Você pode deixar seus ouvintes em um
ilha deserta, as montanhas da Suíça, no supermercado ou levá-los em uma aventura selvagem e perigosa.
Muitos comerciais de rádio são feitos pelas estações de rádio, mas se você quer manter seus custos baixos, e se divertir um pouco na pechincha, não há razão para você não pode escrever e até mesmo produzir o seu próprio. Tudo que você precisa é de cerca de uma hora de estúdio, dois ou três atores desempregados, um produtor, e alguns efeitos sonoros pré-gravados.
Mas antes de se empolgar, lembre-se que, como qualquer outro meio publicitário, a publicidade de rádio tem três trabalhos a fazer: chamar a atenção do ouvinte, criar um desejo e incentivá-lo a agir.
1. O comercial informativo. Há momentos em que faz sentido usar um comercial factual. Por exemplo, se há um evento que você quer promover. Neste caso, o comercial deve tratar dos fatos; o que o evento é, onde ele está, e quando. Isso não significa dizer que você tem que criar uma lista de fatos e lê-lo no ar. Para o público em geral, persuadi-los suavemente funciona muito melhor. Tente adicionar outra voz e um enredo para fazer seu comercial se destacar do resto.
2. O comercial de diálogo. Um comercial de diálogo gira em torno de uma conversa entre duas ou mais pessoas. Ou (a) o locutor e outros, ou (b) dois ou mais caracteres sem um locutor. O comercial de diálogo pode causar problemas para o produtor inexperiente, especialmente se você decidir usar funcionários da empresa em vez de atores profissionais. E, mesmo que você empregue atores profissionais, seu comercial ainda pode faltar credibilidade. Vamos encarar, quantas vezes por dia você passa 60 segundos discutindo um produto ou serviço com outra pessoa? Há maneiras de contornar isso, mas, de um modo geral, talvez seja melhor deixar o diálogo comercial para os especialistas.
3. O comercial dramatizado. De todos os diferentes tipos de comerciais de rádio, o comercial dramatizado é o mais popular. Consistindo em um jogo curto ou playlet, com o produto como herói, eles fornecem uma solução para um problema e permitem que as pessoas “criem uma imagem em sua mente”. Se você gosta de produzir um comercial dramatizado você definitivamente terá que contratar um elenco profissional caso contrário, vai soar falso. Mas, o custo extra pode valer a pena porque esse tipo de comercial pode ser muito eficaz.
4. O comercial bem-humorado. Humor é uma arma extremamente perigosa, especialmente se colocada em mãos erradas. É evasivo e subjetivo. Não há duas pessoas que pensem que as mesmas coisas são engraçadas. E algo que pode ter sido divertido da primeira vez pode ser irritante na 20ª audiência. Se você deve usar humor em seu comercial de rádio, considere o seguinte:
O humor deve fazer apenas parte do seu comercial. O resto deve ser usado para informações.
Não use palito. Para apreciá-lo, você tem que vê-lo, não ouvi-lo.
Não pregue. Sermões são a morte do humor.
Seja simples. As coisas mais engraçadas são as coisas que todos fazem em suas vidas diárias: dormir, comer, dinheiro, vida familiar.
Uma palavra sobre jingles

Onde conseguir ajuda

Há uma série de lugares que você pode ir para obter ajuda com o seu comercial, especialmente se você está anunciando localmente. Aqui está um casal para começar:
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